|
Coleção "Flor do Cerrado" - Pacari - Lafoensia pacari - Lythraceae Pacari - Fotografia batida na Rod. MG 326, Vila Santa Luzia, proximidades de Fonseca, sentido Cláudio Manoel, dia 03.12.2014.
Árvore sem exsudação ao se destacar a folha. Copa com ramos terminais jovens avermelhados, quadrangulares e arestados. Troncos com diâmetro de até 26 cm; ritidoma de cor acinzentada, escamoso, com fissuras e cristas sinuosas e descontínuas. Folhas simples; opostas, cruzadas; elípticas, oblongas ou obovoadas; 5 a 7 cm de comprimento e 2 a 9 cm de largura; ápices obtusos, retusos ou agudos, com hidatódio na face inferior da folha, bases obtusas; margens inteiras e onduladas; nervação broquidódroma, nervuras salientes na face inferior, nervuras secundárias quase paralelas; pecíolos de até 1 cm de comprimento; com estípulas diminutas e caducas; folhas coriáces; discolores, brilhantes na face superior; glabras. Flores de até 8 cm de diâmetro; com até 16 pétalas livres; de cor branca ou amarelada. Frutos de até 5 cm de diâmetro; deiscentes; secos; globosos. Sementes de até 2 cm de comprimento; oblongas; aladas; achatadas; de cor amarela; muitas por fruto.
Habitat e distribuição - ocorre no cerrado sentido restrito, cerradão, matas secas e bordas das matas de galeria, nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e em alguns estados do nordeste. Populações médias de uma a cinco árvores/ha em 10 ha de cerrado sentido restriro amostrado no DF.
Fenologia e reprodução - árvore decídua; folhação: junho a setembro; floração: junho a setembro ou ao longo do ano; polinização: morcegos e mariposas; frutificação: agosto a maio; dispersão: vento; sementes: 29.400 a 39.000/kg; germinação: taxa de até 90% em até 80 dias.
Usos - potencial para recuperação de áreas degradadas e paisagismo, tal como Lafoensia glyptocarpa. A madeira, com densidade de 0,83 g/cm3, tem uso regional. A casca e a madeira produzem corantes para tecidos. ||| Na medicina popular, a casca e as folhas servem para a cicatrização de feridas e também para gastrites e úlceras.
Etimologia - Lafoensia: homenagem ao Duque de Lafoens. Pacari: nome popular de origem tupi.
Bibliografia: 1 - SILVA JUNIOR, Manoel Cláudio da - 100 Árvores do Cerrado: Guia de Campo, Brasília, 2005, págs. 112 e 113.
Imprimir. |